Paradigmas: "Mulheres na agricultura?!"



“Mulheres na agricultura ?! "




Fonte: uniara





A agricultura começou com as mulheres. (TAVARES) Enquanto, os homens saiam para caçar ou para guerrear, a mulheres cultivavam a terra. Por muito tempo a agricultura foi tida como tarefa feminina.



Muitas mulheres, desde a antiguidade, são citadas como exemplo de força e feminilidade. Uma mulher forte, com princípios e com profissão secular não perde o respeito por homens fortes, que as respeitam.

Na Bíblia, temos o relato histórico do inicio da sociedade humana. E encontramos exemplos de mulheres fortes, que agiram de acordo com seus princípios. Podemos citar: Sara, Rebeca, Abigail, Ester e Maria.

 A história continuou a produzir mulheres fortes. Na Idade média, os homens foram às guerras, ficaram anos e anos fora de casa. Quem trabalhava para cuidar dos filhos e das suas obrigações em casa? As mulheres, e isso incluíam serviços agrícolas.

A história está repleta de mulheres fortes, em todas as áreas. Entre as que admiro, está Marie Curie, cientista polonesa, que ganhou o Prêmio Nobel de Física (1903) e Química (1911).(SINAL, PARISOTTO,2011) Na agricultura se destacaram Ana Primavesi e  Veridiana Vitoria Rosetti. Outras mulheres forte, que são admiradas por muitas mulheres foram  Jackeline Kenedy e Princesa Diane. Acho que foi assim que surgiu o ditado “ao lado de um grande homem existe uma grande mulher



 
  

















Veridiana Victoria Rossetti (1937)                                                   Veridiana Victoria Rossetti
 Fonte: fruticultura.org                                                                                      Fonte: CNPq


Atualmente 13% dos produtores rurais e 70% da mão de obra agrícola são de mulheres.

Hoje existem homens e mulheres em todas as áreas. E todos são bons profissionais. Porém, aparentemente, ainda hoje as mulheres encontram mais dificuldades em entrar no mercado de trabalho em algumas áreas. 

Todas as mulheres tem apenas um desejo trabalhar e sermos respeitadas em nossas profissões. Trabalhamos para nos sustentar. Mas, não só por isso. Assim como muitos homens trabalhamos pela satisfação pessoal, pelas nossas realizações. Por isso, não trabalhamos só por dinheiro. Nem para agradar a alguém. Queremos fazer tudo certinho, para sermos exemplos. Os que vem depois de nós encontrará um lugar melhor, não perfeito, mas mais agradável. E ainda queremos ser femininas, ser boas mães e boas esposas.

Historicamente se um homem obteve sucesso em sua carreira, só conseguiu por que tinha uma mulher ao lado. Por isso vamos trabalhar juntos: homens e mulheres, visando o bem estar de futuras gerações.

Moral da historia: Hoje não exite mais profissões masculinas ou femininas. Se trabalharmos juntos obteremos sucesso.


Referências:

TAVARES, E. A agricultura tem aproximadamente sete mil anos ou mais de existência. Disponivel em: http://www.raizdavida.com.br/site/portugues/a-agricultura-tem-aproximadamente-sete-mil-anos-ou-mais-de-existencia. Acesso em 26/03/2014

SIMAL, C.J.R; PARISOTTO, V. Um pouco da vida e da obra da Madame Curie e os 85 anos da sua visita a Belo Horizonte. Revista Medica de  Minas Gerais 2011; 21(3). Disponível em: http://rmmg.medicina.ufmg.br/index.php/rmmg/article/viewFile/437/416 Acesso em 27/03/2014


 

Comentários

Postar um comentário