Com a fixação do homem na terra, próximo as regiões agricultáveis, surgiram povoados, cidades e as grandes civilizações. Entre as mais importantes podemos citar o Egito (PEZZOPANE, 2009) (MAZOYER e ROUDART, 2010).
Também foi no Egito, que encontramos o relato do primeiro "engenheiro agrônomo", José do Egito, filho de Jacó. Alguns podem dizer que foi Noé. Mas há diferenças entre Noé e José do Egito. Noé coletou alimentos para todos os que estavam na arca. Mas é no relato da historia de José que encontramos as atividades do agrônomo.
Surgiu um problema, no Egito: sete anos de fartura seguidos de sete anos de fome. A solução: produzir o máximo que pudesse nos sete anos de fartura e armazenar para os sete anos de fome. Para administrar isso, José teve que definir: como incentivar o plantio; oferecer recursos para produção; como usar a terra da melhor forma; o que produzir; onde armazenar; como armazenar por até quatorze anos e ainda assim ter um alimento saudável; como evitar contaminações; como e quando vender; e para quem vender.
Lógico que desde a época do Egito, a agricultura avançou muito em conhecimento e novas tecnológicas. E a profissão de agrônomo se estabilizou com o avanço agrícola. O que conseguimos observar com a história é que com o aumento da tecnologia de produção agrícola, houve o aumento da população. (MAZOYER e ROUDART, 2010).
No século XII, a agronomia estreou na Universidade de Oxford, com o beneditino Walter de Henley. E no século XIII, foram escritos vários tratados de agricultura. O conhecimento agrícola e novos sistemas agrícolas foram desenvolvidos. E a profissão do Engenheiro agrônomo foi ganhando em complexidade. (MAZOYER e ROUDART, 2010).
No Brasil a profissão de Engenheiro Agrônomo foi oficializada em 12 de outubro de 1973. (CREA)
Hoje temos um novo problema, similar ao de José: Alimentar mais de 7.224.536.000 habitantes da Terra de maneira sustentável (CONTADOR MUNDIAL, 04/04/2014 as 18:23). Em 2050, seremos 9.600.000.000 de pessoas. (ONU, 2014)
Solução: Produzir alimentos saudáveis e garantir a preservação do meio ambiente. Por isso, quando decidir produzir alimentos e melhorar as condições ambientais e sociais, nas áreas rurais: CONSULTE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO. Afinal, isso exige planejamento.
Curiosidade:
Você sabia? O CREA, foi criado em 1934. Originalmente CREA significava Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos. E em 2010 se tornou Conselho Regional de Engenheiros e Agrônomos.
ONU. População mundial deve atingir 9,6 bilhões em 2050, diz novo relatório da ONU. Disponível em : http://www.onu.org.br/populacao-mundial-deve-atingir-96-bilhoes-em-2050-diz-novo-relatorio-da-onu/ Acesso em 04/04/2014
MAZOYER, M. ; ROUDART, L; [Tradução: Cláudia F. Falluh Balduino Ferreira]. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea
São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: NEAD, 2010
BUENO. Conceito, histórico e divisões da agricultura. Instituto federal Goiano . Iporá – GO, 2012
PEZZOPANE, J.R.M. Aula: História, Histórico da agricultura, Agricultura no Brasil, histórias... UFES-CEUNES
CONTADOR MUNDIAL. Disponível em : http://www.poodwaddle.com Acesso em : 04/04/2014 as 18:23
Noé: Gênesis 6:21
José do Egito: Gênesis 41:29-40, 46-49, 53-57
Comentários
Postar um comentário